sábado, 22 de dezembro de 2012

Inclusão social via acessibilidade digital: Proposta de inclusão digital para Pessoas com Necessecidades Educativas Especiais


Este artigo foi elaborado por duas profissionais da educação ( Liliana Passerino e Sandra Montardo), e aborda os seguintes temas: inclusão social, inclusão digital, inclusão digital de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e acessibilidade digital.
Relativamente à Inclusão social de PNEs, Warschauer (2006) citado pelas autoras afirma que "a capacidade de acessar, adaptar e criar novo conhecimento por meio do uso das novas TIC é decisiva para inclusão social na época atual". (WARSCHAUER, 2006, pag.25)
Para o mesmo autor "o propósito real das TIC é reestruturar as comunicações e relações humanas". (WARSCHAUER, 2006, pág.279)
Passerino (2005) citada por Passerino e Montardo (2007) , afirma que a utilização das TIC no processo educativo pode promover o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo de todos os sujeitos, particularmente dos PNE que beneficiam do uso das TIC, pois estas proporcionam "espaços alternativos" de comunicação e construção, não somente individual, mas também coletivo e cooperativo.
Para as autoras "a acessibilidade e inclusão não dizem respeito apenas ao acesso à rede de informações, mas também à eliminação de barreiras de comunicação, equipamentos e sftware adequados ás diferentes necessidades especiais, bem como conteúdo e apresentação de informação em formatos alternativos e contextualizados também com as necessidades de comunidade onde este sujeito está inserido, ou seja, garantiria de mobilidade, usabilidade de recursos computacionais para PNE". (PASSERINO e MONTARDO, 2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário