domingo, 30 de dezembro de 2012

Ambientes de Aprendizagem

 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Especial

 

Para que o sucesso seja alcançado por todos os alunos, é papel da escola responder à heterogeneidade dos mesmos, de acordo com as suas necessidades, interesses e aspirações.
"As Escolas devem reconhecer e satisfazer as necessidades dos seus alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nível de educação para todos, através de currículos adequados, de uma boa organização escolar, de metodologias activas, de estratégias pedagógicas, de utilização de recursos, nomeadamente as TIC, e de uma cooperação com as respectivas comunidades."
Tem-se verificado que as TIC têm apresentado maiores e melhores efeitos na Educação Especial, quando comparada à Educação em geral.

Assim as TIC, utilizam-se "no sentido de criar espaços para interação/comunicação/inclusão que favoreçam o desenvolvimento de portadores de necessidades educativas especiais, através de políticas nacionais que optimizem o acesso e a apropriação dessas tecnologias por parte desses utilizadores."

"Antes de mais ela é uma criança ou um jovem que tal como as outras tem necessidades básicas e sentimentos, que nos merece respeito e tem direito a uma educação adequada às suas capacidades e necessidades."
Por esse motivo o principio da Individualidade, Equidade e Dignidade devem ser respeitados.

FONTE: http://www.prof2000.pt/users/hele/introdu%C3%A7ao.htm

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