Refere-se à desordem mais comum que se enquadra na esfera das dificuldades de aprendizagem específicas. As pessoas com esta prablemática sente dificuldades graves na aprendizagem da leitura que, muitas vezes, se repercutem na soletração, na escrita, na organização de informação e, até, na área socioemocional, conduzindo-os a um possível fracasso escolar, traduzido, mais tarde, num insucesso generalizado na vida adulta.
Fonte: http://www.ipodine.pt/
Método Fonomímico Paula Teles
O Método Fonomímico Paula Teles, é um método fónico-silábico e multissensorial, que tem como objetivos a prevenção das dificuldades de leitura nas crianças de risco, o desenvolvimento das competências fonológicas, o ensino e reeducação da leitura, até à obtenção de uma leitura fluente e precisa, e o ensino da caliortografia.
Permite às crianças iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de atividades multissensoriais, atrativas e motivadoras, constituindo uma mais valia facilitadora desta aprendizagem.
As crianças observam os desenhos de cada "animal-fonema", ouvem e cantam as suas "histórias-cantilenas" e imitam os respetivos gestos.
É dada ênfase ao Princípio Alfabético tendo em consideração o necessário desenvolvimento da Consciência Fonológica e em particular da Consciência Silábica e Fonémica.
É reforçado o ensino das Correspondências entre Grafemas e Fonemas recorrendo ao treino de Fusão Fonémica, operação fundamental da leitura.
O vídeo ajuda a perceber como funciona este trabalho...
Após a leitura e visionamento do vídeo é mais fácil perceber a importância das TIC no processo de aprendizagem da leitura nas crianças com Dificuldades de Aprendizagem Específicas.
A possíbilidade de associar o som/imagem e o som/fonemas ajuda-os a enfrentar e diminuir os problemas graves que sentem relacionados com a leitura.
Vamos ajudar de forma eficaz as crianças com esta problemática.
Sem comentários:
Enviar um comentário