sábado, 16 de fevereiro de 2013

... FIM da 1ª Etapa


 MARATONA 


Assim terminamos a 1ª Etapa desta grande maratona... As pesquisas e os posts continuam de forma a ajudar todos os interessados nos benefícios das TIC para pessoas com Necessidades Especiais.

A maratona está longe de terminar, faltam ainda muitas etapas, continuarei na luta para vencer cada uma delas... Não deixe de fazer uma visita para saber os resultados.

Fonte

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Acessibilidade para Todos



 MAM, LDA é líder na região norte, na área de novas tecnologias de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, nomeadamente a baixa visão e cegueira, a deficiência motora e comunicação aumentativa / alternativa.

Neste site podemos encontrar variadíssimos Produtos de Apoio para pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

Considero uma página bastante completa pois, abrange todo o tipo de ajudas necessárias para diferentes tipos de deficiência.

Softwares Livres para portadores de Necessidades Especiais

    Tecnologia e Inclusão Digital   

  Pessoas Portadoras de Deficiência Visual


Este trabalho tem como tema central demonstrar como a tecnologia pode auxiliar pessoas portadoras de necessidades visuais utilizando ferramentas fundamentadas em softwares para computadores pessoais.

O trabalho apresentado teve como objetivo analisar por meio de pesquisa em organizações não governamentais e instituições de amparo ao portador de deficiência visual, a utilização de softwares livres para a inclusão digital.

As informações apresentadas fazem-nos perceber se os softwares utilizados suprem as necessidades dos usuários.
Partilho estas sugestões para um conhecimento mais aprofundado acerca de software livre para pessoas com deficiência visual.



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Biblioteca de Livros Digitais - Plano Nacional de Leitura

   
A Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.

A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, que se situa para lá do conceito tradicional de lugar da publicação na rede, entendido como mero repositório de trabalhos.

A Biblioteca é um lugar de partilhas, de troca de experiências, agregador de todos quantos promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos.
Uma particularidade desta Biblioteca refere-se à voz sintetizada presente em todas as histórias. Penso que será uma mais valia para as crianças com necessidades educativas especiais, pois têm a possibilidade de aceder à hitória mesmo que não a consigam ver ou tenham dificuldades na leitura.

As hitórias encontram-se divididas por faixas etárias dos 3 aos 16 anos.

Com a ajuda das TIC torna-se mais simples e mais divertida a leitura de uma hitória...


Dislexia - Consciência Fonológica e Contributo das TIC



Refere-se à desordem mais comum que se enquadra na esfera das dificuldades de aprendizagem específicas. As pessoas com esta prablemática sente dificuldades graves na aprendizagem da leitura que, muitas vezes, se repercutem na soletração, na escrita, na organização de informação e, até, na área socioemocional, conduzindo-os a um possível fracasso escolar, traduzido, mais tarde, num insucesso generalizado na vida adulta.



Método Fonomímico Paula Teles


O Método Fonomímico Paula Teles, é um método fónico-silábico e multissensorial, que tem como objetivos a prevenção das dificuldades de leitura nas crianças de risco, o desenvolvimento das competências fonológicas, o ensino e reeducação da leitura, até à obtenção de uma leitura fluente e precisa, e o ensino da caliortografia.

Permite às crianças iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de atividades multissensoriais, atrativas e motivadoras, constituindo uma mais valia facilitadora desta aprendizagem.


As crianças observam os desenhos de cada "animal-fonema", ouvem e cantam as suas "histórias-cantilenas" e imitam os respetivos gestos.

É dada ênfase ao Princípio Alfabético tendo em consideração o necessário desenvolvimento da Consciência Fonológica e em particular da Consciência Silábica e Fonémica.

É reforçado o ensino das Correspondências entre Grafemas e Fonemas recorrendo ao treino de Fusão Fonémica, operação fundamental da leitura.


O vídeo ajuda a perceber como funciona este trabalho...

 



Após a leitura e visionamento do vídeo é mais fácil perceber a importância das TIC no processo de aprendizagem da leitura nas crianças com Dificuldades de Aprendizagem Específicas. 

A possíbilidade de associar o som/imagem e o som/fonemas ajuda-os a enfrentar e diminuir os problemas graves que sentem relacionados com a leitura.

Vamos ajudar de forma eficaz as crianças com esta problemática.