A minha modalidade ...
Para a maioria das pessoas o Voleibol é apenas mais uma modalidade coletiva, que se carateriza pela presença de uma rede a separar o terreno de jogo. Para outros, mais atentos, sabem que as equipas são constituídas por 6 jogadores de campo e que estes podem executar três toques entre eles antes de enviar a bola para o campo adversário... entre outras regras básicas.
Para os "voleibolistas", a modalidade vai para além de regras, esquemas técnico-táticos e torna-se um estilo de vida... onde fazemos nosso grupo de amigos, adquirimos nossos valores e formamos a nossa personalidade.
Para além do Voleibol Olímpico, indoor e praia, existe ainda o Voleibol Paralímpico ou Sentado, para pessoas com deficiência, onde se inserem os amputados, com parelesia cerebral, lesionados na coluna vertebral e com outros tipos de deficiência locomotora.
As diferenças entre o Voleibol Paraolímpico e convencional não são muitas. O sistema de pontuação é rigorosamente igual, bem como a constituição das equipas (12 jogadores incluindo distribuidores e liberos), no entanto a área de jogo é mais pequena (10m x 6m em vez de 18m x 9m), assim como a altura da rede (1,05 cm feminino e 1,15cm masculino), pois os atletas jogam sentados. O serviço da equipa adversária pode ser blocado.
Esta modalidade teve origem na década de 50, na Holanda. Estreou-se nas Paraolimpiadas de Arnhem-1980, na Holanda. Atualmente o Voleibol Paralímpico é organizado internacionalmente pela Organização Mundial de Voleibol para pessoas com deficiência (WOVD).
Sem comentários:
Enviar um comentário