terça-feira, 13 de novembro de 2012

MICROSOFT

    Acessibilidade na Sala de Aula   


Atualmente, os computadores são vistos pelos docentes como uma ferramenta de aprendizagem. 
A utilização destes recursos permite oferecer uma educação de qualidade a uma grande variedade de alunos. 



O Microsoft e outros aplicativos como, por exemplo, o Word e o Internet Explorer possuem muitas opções úteis para pessoas portadoras de deficiência.

O site da Microsoft faz referência à acessibilidade na sala de aula. Expõe variadíssimos recursos, estratégias, aplicações e material de apoio que podem tornar-se uma excelente ferramenta ao grupo docente.



Os professores podem usufruir de vários recursos, nomeadamente:
  •  Planos de aula (Lesson Plans).  Estes estão prontos a usar, ou podem ser personalizados para irem ao encontro dos objetivos específicos de apremdizagem.
  • Dicas e truques para algumas aplicações da Microsoft mais utilizadas, como o Microsoft PowerPoint, Word,  Excel, entre outros (How-Tos);
  •  Guias para tarefas dos professores (Teaching Guides). Ajudam a encontrar formas de inspirar os alunos e  melhorar a utilização das ferramentas e tecnologias na sala de aula. 

Podemos encontrar variadissimo software gratuito e recursos curriculares para apoiar o ensino e os objetivos de aprendizagem.




domingo, 11 de novembro de 2012

SOFTWARE INCLUSIVO


Símbolos para Alfabetização e Comunicação


A comunicação permite a troca de informação entre as pessoas. A fala é a forma de comunicação mais comum , no entanto, nem todas as pessoas conseguem falar, tornando-se imprescindivel o recurso a outras formas de comunicação.




O "Escrita com Símbolos" é uma ferramenta inclusiva de comunicação, que contribui para o desenvolvimento da autonomia comunicativa, nomeadamente ao nível da expressão e compreensão, facilitando a aquisição de competências básicas como leitura e escrita.


O "Escrita com Símbolos" permite:
  • apoiar a linguagem escrita, ajudando a perceber o significado das palavras;
  • ajudar a compreender as diferenças entre palavras homónimas, homófonas e homógrafas;
  • fornecer apoio na linguagem;
  • fortalecer o desenvolvimento da linguagem, nos aspectos em que as imagens podem ajudar na sua compreensão;
  • permitir que os alunos com capacidades limitadas a nível da leitura e da escrita consigam realizar as actividades do currículo (e não se retraiam).

Informação detalhada sobre a nova versão deste software em: http://www.imagina.pt/produtos/software/educacao-especial2/comunicar-com-simbolos/


RECURSOS GRATUITOS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - Sintetizadores de Voz

 

"SE PERDESSE TODAS AS MINHAS CAPACIDADES, TODAS ELAS MENOS UMA, ESCOLHERIA FICAR COM A CAPACIDADE DE COMUNICAR, PORQUE COM ELA DEPRESSA RECUPERARIA TODO O RESTO..."
Daniel Webster

O DOSVOX é um software que possibilita a comunicação com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por pessoas portadoras de deficiência visual, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.


Para além deste, enumero outras sugestões:

  • Balabolka é um sintetizador de fala gratuito (text-to-speech) que reconhece todas as vozes que estejam instaladas no computador. O texto no ecrã pode ser gravado em vários formatos de ficheiros de som (WAV, MP3, MP4, OGG or WMA file). 
  •  Wordflashreader é uma aplicação para o Linux, faz leitura de páginas Web, leitura de email e outros textos. Trabalha melhor com ficheiros de texto e de html. Realça cada palavra ou frase de forma sequencial, fazendo pausa na pontuação.
  • Natural Reader 10 é um leitor de texto. Utiliza as vozes da Microsoft para ler qualquer texto. Permite copiar e colar texto em janela própria para leitura. Permite regular a velocidade de leitura e utilizar teclas de atalho. (apenas vozes US,UK, Italiana, espanhola, francesa). 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

WINDOWS: Recursos de Acessibilidade

Centro de Facilidade de Acesso


O sistema operativo "Windows" possui alguns recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
Ao aceder ao "Painel de Controlo" e posteriormente ao "Centro de Facilidade de Acesso", podemos ajustar várias definições do computador.



O ajuste destas definições, pode reduzir as dificuldades de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência visual, auditiva e motora.



Para a deficiência visual, a opção "utilizar o computador sem um ecrã", permite ativar o narrador. Esta funcionalidade lê em voz alta qualquer texto no ecrã.

Relativamente à deficiência auditiva, existe a opção "utilizar texto ou alternativas ao som". Assim os avisos sonoros são substituídos por  estímulos visuais. 

Uma pessoa com deficiência a nível motor, pode ter dificuldade no manuseamento do rato ou teclado.  A opção "utilizar o computador sem rato ou teclado", permite utilizar o teclado no ecrã com a ajuda de um dispositivo apontador, tal como um joystick, selecionando teclas a partir da imagem de um teclado.

Existem ainda outras funcionalidades para pessoas com baixa visão ou audição.

Estes são apenas alguns exemplos de funcionalidades do Windows para melhorar a acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação por parte das pessoas portadoras de deficiência.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

E - PORTEFÓLIO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS


Atividades Educativas para Alunos com Necessidades Educativas Especiais



A criação deste "espaço" surge no âmbito de uma Pós-Graduação realizada na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Apresenta como objetivo a divulgação de recursos educativos de apoio ao ensino a alunos com necessidades educativas especiais (NEE).(*)



O "e-portefólio de atividades educativas" foi elaborado por um grupo de 5 professores: Aida Domingues, Ângela Gomes, António Neto; Cristina Rocha e Maria Garcês.(*)